Fique por Dentro

Salvador | Lei de Condomínio de Lotes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Além da publicação da Lei complementar 074/2020, que instituiu o Programa de Regularização Fundiária Urbana, já noticiada aqui, o Diário Oficial do Município de Salvador também publicou a Lei Municipal n. 9509/2020, que trata sobre o Condomínio de Lotes.

O texto altera a Lei de Ocupação, Uso e Ordenamento do Solo, o Plano Diretor e o Código de Obras da capital soteropolitana para adequar-se à modalidade urbanística, prevista expressamente na Lei Federal 13.465/2017.

O projeto de lei enviado à sanção para o Executivo Municipal foi vetado em apenas um dos seus artigos (art. 17), que tratava das Áreas de Proteção Cultural e Paisagística (APCP) do Centro Antigo e Salvador e de outras áreas da cidade. Foi acolhido, no ponto, o parecer da Fundação Mário Leal Ferreira que opinou pelo veto em razão da realização de estudos para a revisão de toda a legislação referente ao Centro Antigo de Salvador, desenvolvidos por meio de acordo internacional firmado com a UNESCO, bem como por meio do Acordo de Cooperação Técnica estabelecido com o IPAC e IPHAN, cujos resultados estão previstos para 2020.

Também de acordo com a Fundação Mário Leal Ferreira, que tem por competência elaborar, coordenar e acompanhar projetos urbanísticos nos espaços de valor simbólico, histórico e sociocultural na cidade de Salvador, as normas contidas no art. 17 “(…) fragilizam o processo de licenciamento que envolve o entorno das APCPs reportando à normas genéricas da legislação ordinária de uso do solo as definições sobre o que pode ou não ocorrer, sem o olhar particularizado e especializado que esse tipo de análise exige para ter efetividade“.

Clicando aqui, você confere a íntegra da lei.